Pequenos Grupos

1. O QUE SÃO PEQUENOS GRUPOS?

Para explicarmos o que é um pequeno grupo, primeiramente precisamos dizer o que não é pequeno grupo.

Pequeno Grupo não é:

Grupo de Oração – Este tipo de grupo está interessado somente em crescer no movimento de oração. São grupos recheados de muita oração e os dons do Espírito fluem com liberdade. Nisso são bons. Entretanto, quem vai apenas ao grupo não está se vinculando nem crescendo como igreja. Às vezes há até participação de irmãos de outras igrejas, bom para conhecê-los, mas não traz crescimento quantitativo, novas conversões.

Grupo de Estudo Bíblico – Este tipo de reunião não estimula a comunhão e geralmente, não sempre, são liderados por pessoas que se consideram grandes mestres e que gostam de demonstrar conhecimento teológico. O incrédulo não se sente bem-vindo. São estéreis na evangelização e no discipulado e não servem como estrutura de igreja.

Grupo de comunhão entre crentes ou Grupo de Crescimento- As pessoas interessadas neste tipo de grupo desejam um crescimento espiritual num ambiente fechado e exclusivista. Importante salientar que o crescimento apenas acontece quando estamos em contato e interagindo com o ambiente que nos rodeia.

Grupo de cura interior e de apoio – Os que desejam participar deste tipo de grupo estão interessados em terapias para a cura de seus traumas emocionais. Neste tipo de grupo as pessoas têm um problema real e querem se livrar dele. São grupos semelhantes aos Alcoólatras Anônimos, em que as pessoas falam de seus problemas vez por vez, semana após semana. Este tipo de grupo leva o amor, mas falha em levar os membros a Cristo, ou os leva muito indiretamente.

Ponto de Pregação – São grupos conhecidos como aquele em que as pessoas frequentam sem compromisso. Elas vêm e vão, e o grupo é apenas um ajuntamento. Tais grupos têm como deficiência básica o fato de não compartilhar a realidade da vida do Corpo, praticada no “uns aos outros”.

Culto da Igreja nos Lares (Rodízio de reunião nas casas) – Normalmente este tipo de grupo é liderado pelo pastor titular que a cada semana faz uma reunião em uma casa diferente dos membros da igreja. É bom para os irmãos conhecerem onde os outros irmãos se reunem, porém ele não se multiplica. Geralmente é só uma reunião da igreja em uma casa por semana.

Então, o que é pequeno grupo?

O pequeno grupo é a igreja que se reúne aos domingos nos cultos de celebração e durante a semana nas casas com o objetivo de evangelizar, confraternizar, edificar e servir.

O pequeno grupo é uma estratégia eficaz de evangelização, comunhão, estudo bíblico, de discipulado e de pastoreio. São grupos que se reúnem nos lares, escolas, empresas ou no trabalho, gerando vida e desempenhando um papel de grande importância para alcançar pessoas para Cristo. Ali elas são cuidadas e pastoreadas por líderes capacitados pela igreja, submissos ao pastor titular diretamente ou a algum outro pastor que está em sujeição ao pastor principal.

É um “grupo de até quinze pessoas que se reúnem regularmente para cumprir os mandamentos das Escrituras de amar uns aos outros, estando ao mesmo tempo integralmente ligados a uma igreja local e com olhar voltado para a salvação do mundo.